A Globo Brasil – Indústria de Painéis Solares e a Yellow – Energia Solar promoveram o painel “Mais Energia Solar no Brasil”, no dia 13 de setembro de 2019, às 8h30, na sede da empresa Globo Brasil, com a presença do Senador Major Olimpio e o Deputado Federal Coronel Tadeu.

O objetivo deste painel foi apresentar aos participantes e às autoridades, a atual situação da indústria de painéis fotovoltaicos no Brasil, que, desde sua implementação, é assolada pela falta de competitividade em relação ao similar importado.

O Brasil já possui 1GW na geração distribuída conectados à rede, e 90% desse volume é atendido atualmente por itens adquiridos no mercado externo, mesmo o Brasil tendo 5 industrias de painéis solares ativas.

Figura 1 – Fonte: Estudo Grenner 1. Semestre 2019.

Uma política tributária desleal está impedindo o país de produzir os próprios painéis solares, e manter a arrecadação dos impostos. Para importar um painel solar, o Brasil oferece isenção total de ICMS por meio do convênio de ICMS 101/97 e alíquota IPI de 0% pelo decreto 8.950 de 29/dezembro de 2016.

Problemas gravíssimos estão acontecendo, limitando a atuação da indústria na economia brasileira e os dificultosos financiamentos subsidiados através dos bancos de fomento. Como exemplo, Manuel Fábio, Diretor Financeiro da Globo Brasil citou as linhas de crédito voltadas para a agricultura familiar e linhas de financiamento disponibilizadas pelo BNDES.

As industrias convidadas falaram sobre a dificuldade em buscar incentivos fiscais que possam deixá-las em nível de igualdade frente aos painéis importados, e a urgência de ações que precisam ser tomadas para colocar o Brasil em linha de crescimento, reconhecendo e protegendo as indústrias nacionais, evitando assim, que desistam da produção.

A geração de energia é assunto importante a ser discutido no Brasil e “precisamos incentivar esse tão importante seguimento e valorizar os brasileiros que continuam lutando e investindo no país”, disse o Senador Major Olimpio. Segundo o Deputado Federal Coronel Tadeu, esse painel permite que “todos os presentes apresentassem as realidades existentes, não somente reflexões e ideias”.

Grandes países do mundo lidam com a inserção da energia solar fotovoltaica em suas matrizes energéticas como política de Estado e estimulam suas indústrias desde a produção dos insumos à instalação de suas usinas.

A Globo Brasil deseja que este evento seja um marco para a mudança na economia da indústria fotovoltaica brasileira.

Também participaram deste painel:

• Manuel Figueiredo Coelho, Diretor da Globo Brasil

• Manuel Fabio Tozi Coelho, Diretor Financeiro da Globo Brasil

• Senador Major Olímpio

• Deputado Federal Coronel Tadeu

• Lúcia Abadia, Sócia Diretora da Yellow Energia Solar

• Dr. Cristiano Lemes, da Prime Amazônia e Diretor de Negócios Governamentais da Yellow Energia Solar

• Dr. Milton Carmo de Assis Junior, CEO presidente da Yellow Energia Solar

• Raffaele Luigi, Yellow Energia Solar

• Adalberto Maluf, Diretor de Marketing, Novos Negócios e Sustentabilidade da empresa fabricante de painéis fotovoltaicos BYD

• Jorge Funaro, diretor de novos projetos da empresa Flex

• Roberto Barbieri, da Assessoria de Coordenação da ABINEE – Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica